David Luiz vai deixar muitas saudades no Benfica. Apesar da sua juventude, a forma apaixonada como se dedica ao jogo e o entusiasmo que põe em campo, criaram uma enorme empatia com os adeptos.
Para além de ser tecnicamente muito dotado, mesmo nas situações mais difíceis nunca desiste e as suas capacidades de liderança, a par da sua entrega total ao jogo, contagiam frequentemente os colegas para se excederem, o que é muito importante numa equipa.
David Luiz chegou ao Benfica em Janeiro de 2007, ainda com 18 anos, por empréstimo do Esporte Clube Vitória, de Salvador da Bahia.
A estreia, numa noite europeia contra o Paris St Germain, não foi muito feliz. Entrou para substituir o lesionado Luisão e nos 10 minutos que se seguiram à sua entrada o PSG deu a volta ao resultado adverso de 0-1, num dos golos com a participação activa do próprio David Luiz.
Apesar da infeliz estreia, devido à lesão de Luisão teve oportunidade de se fixar no eixo da defesa durante grande parte da época, convencendo os dirigentes a exercer a opção de compra do seu passe.
A época 2007/2008 seria mais difícil, já que duas lesões prolongadas o deixaram de fora das opções do treinador a maior parte da época e mesmo no início da seguinte.
2008/2009 e, especialmente, 2009/2010 foram as épocas da consagração de David Luiz no Benfica, culminando com a conquista do campeonato em que foi considerado o melhor jogador.
Resumindo, apesar de ainda ter 23 anos já participou em 5 épocas da SuperLiga portuguesa ao serviço do glorioso, 3 delas completas e deixou uma marca indelével na galeria dos heróis benfiquistas.
Para além de ser um atleta de excepção, David Luiz mostrou ser um homem de grande estatura e maturidade. Ao contrário do que se tem visto muito frequentemente soube ainda ser agradecido ao clube que o lançou para a fama.
Um bom exemplo foi dado em entrevista quando, após uma tentativa falhada de transferência no final da época passada, a imprensa procurava desesperadamente desestabilizar o atleta e o Benfica:
- Tem-se falado e escrito muito sobre o seu futuro e vários têm sido os grandes clubes europeus interessados na sua contratação. Qual é o ponto da situação?
- Eu estou no maior clube do Mundo, não estou preocupado com o futuro, o Benfica é a minha casa. Quando vim para cá poucos acreditavam em mim, tinha 18 anos, mas o presidente Luís Filipe Vieira foi-me buscar e apostou sempre em mim. Aliás, o presidente tem sido a alma deste clube, tem estado sempre presente junto da equipa com sacrifício da sua vida pessoal e profissional. Portanto, o mínimo que eu posso fazer é retribuir com trabalho e o meu futuro está nas mãos dele. O que Luís Filipe Vieira disser será o meu futuro!
É por tudo isto que não posso deixar de dizer, sentidamente
Obrigado David Luiz!
PS – Segundo as melhores (e mais optimistas) previsões meteorológicas prevê-se uma maré vermelha para o final da tarde de hoje, que irá varrer o país de Norte a Sul (pelo menos de Braga a Lisboa)
Sem comentários:
Enviar um comentário