Jogaram ainda - Witsel, Bruno César e Nélson Oliveira
O Benfica perdeu esta segunda-feira na deslocação ao terreno do Vitória de Guimarães por 1-0, em jogo da 19.ª jornada da Liga. O adversário marcou no único lance de perigo, penalizando a maior posse de bola e o domínio do futebol benfiquista ao longo do desafio.
Os minutos iniciais da primeira parte foram equilibrados, no entanto, o Benfica foi ganhando ascendente no desafio, criando consequentemente lances juntos da baliza do guarda-redes Nilson.
A primeira situação de verdadeiro perigo pertenceu a Nolito. Após um pontapé de canto, o espanhol surgiu sozinho no interior da área e rematou em direcção da baliza, contudo, a bola foi desviada por um jogador contrário (17 minutos). Numa excelente jogada do colectivo benfiquista, Gaitán também esteve perto do golo aos 24 minutos. O remate do argentino saiu ao lado.
A formação da casa, que não incomodou praticamente a baliza de Artur Moraes durante o primeiro tempo, acabou por chegar à vantagem num lance fortuito. Toscano marcou aos 37 minutos.
No segundo tempo, o Benfica encontrou um adversário unicamente preocupado em defender, ainda assim a equipa orientada por Jorge Jesus criou oportunidades suficientes para dar volta ao marcador. Os remates de Nolito (53’) e Cardozo (65’), por exemplo, foram travados pelo guarda-redes Nilson. Já Cardozo voltou a rematar, contudo, o esférico passou por cima da barra (79’).
No período de descontos, Nélson Oliveira podia ter marcado o golo do empate, mas a sorte continuou de costas voltadas.
Apesar deste resultado, o Benfica continua isolado no topo da tabela classificativa, dependendo de si para ser campeão nacional.